O podcast da ANBA sobre empreendedorismo e notícias, entrevistou no seu centésimo episódio a gerente de exportação de chuveiros elétricos da empresa FAME. Essa entrevista deixou claro o motivo pelo qual a empresa é uma das mais respeitadas no mercado internacional.
Neste artigo, você vai ver mais sobre o conteúdo desse podcast e também sobre a história da FAME.
História da FAME
A FAME é uma empresa que tem mais de oitenta anos no mercado e seu início se deu durante a Segunda Guerra Mundial. Por conta da guerra, vários produtos importados estavam em falta no Brasil. Assim, o fundador Álvaro Coelho Silva investiu em ferro de soldar, produto escasso na época. E a partir daí, se originou uma das empresas brasileiras mais respeitadas no mercado mundial.
Com muito trabalho e dedicação, a empresa durante todo esse tempo só fez crescer. Hoje em dia, a empresa tem três unidades, com quase dois mil e quinhentos empregados diretos, com mais de quarenta mil clientes.
Outro feito importante da história da empresa é que ela rompeu as fronteiras brasileiras e hoje exporta para mais de sessenta países.
Quais os produtos que a FAME comercializa?
A FAME não vende apenas chuveiros elétricos, mas também torneiras e acessórios para banheiro em geral.
Além disso, ela também comercializa materiais elétricos como cantoneiras, cigarras, tomadas, sistema externo, campainhas, caixas de passagem, conectores, disjuntores, ferro de soldar, fitas isolantes, parafusos, passa-fio, torneiras com filtros e purificadores, entre outros produtos.
No entanto, o seu carro-chefe em vendas são os chuveiros elétricos. Por isso, a empresa investiu em várias opções desses produtos, para atender o máximo possível de clientes.
Podcast # ANBA – episódio nº 100
O ANBA cast é o podcast oficial de notícias do Brasil e da região do oriente, e no seu centésimo episódio, entrevistou a gerente de exportação da FAME, Maria Prado.
Nesse episódio a gerente falou tudo sobre os chuveiros elétricos que são exportados para a região árabe, além de falar sobre chuveiro bom para pouca pressão d’água, sobre aqueles que têm um jato bem forte, entre tantos outros.
Ela também explicou que o chuveiro elétrico, embora seja um item que já esteja presente em mais de quarenta países, é uma invenção brasileira e poucas pessoas em nosso país sabem disso. É uma solução brasileira para uma necessidade mundial, ou seja, um produto de aquecimento de água muito barato.
Ela também falou neste episódio que o chuveiro elétrico aqui no Brasil é um produto que custa, basicamente, o valor de uma pizza, enquanto que em outros países, o chuveiro elétrico pode ser bem caro. A realidade da água quente em outros países, inclusive aqui na America, é bem diferente daqui do Brasil.
O foco da empresa é o continente africano, por isso, acabaram se aproximando do mercado árabe e do mercado do oriente em geral. Ela deixou claro que o diferencial do chuveiro elétrico, além da qualidade do produto, é a experiência de exportação desse produto, pois já faz isso há muitos anos.